8 compromissos assumidos e o Plano de Ação do Grupo Carrefour Brasil para o combate ao racismo e à discriminação.
O Grupo Carrefour Brasil elaborou um plano de ação de curto, médio e longo prazo, que reforça o nosso compromisso histórico com a valorização da diversidade com maior ênfase na inclusão de pessoas negras e no combate à discriminação como forma de contribuir para o enfrentamento do racismo institucional no país. A partir dos oito compromissos anunciados publicamente, o Grupo atuará firmemente para que o trágico episódio do Sr. João Alberto não seja esquecido e para que esta dura realidade seja transformada. O Brasil é um país onde 56% da população se autodeclara negra e é fundamental que estas pessoas ocupem seus espaços na sociedade e, de uma vez por todas, deixem de ser minorizadas.
Valorizar a diversidade e a inclusão faz parte do DNA do Grupo Carrefour Brasil, e cuidamos da qualidade das relações que mantemos com todas as pessoas. Por isso as respeitamos e acolhemos como fonte de riqueza, algo que torna a organização e o mundo mais sustentável. O Grupo Carrefour Brasil, na condução dos negócios, como signatário do Pacto Global, adota iniciativas de sustentabilidade corporativa propostas pela Organização das Nações Unidas (ONU) e busca fazer com que as atividades e operações e toda sua cadeia de valor contribuam efetivamente para o cumprimento da Agenda 2030 e de seus Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
tolerância zero ao racismo e à discriminação
transformação radical do modelo de segurança do Grupo Carrefour Brasil
divulgação da política de tolerância zero à discriminação
investimento na carreira de pessoas negras do Grupo Carrefour Brasil
investimento social privado em educação, empreendedorismo e empregabilidade
percentual mínimo de 50% de negros nas novas contratações
mecanismo de denúncia de preconceito e discriminação
estímulo ao empreendedorismo de pessoas negras
No dia 25 de novembro, o Carrefour Brasil elaborou um plano de ação de curto, médio e longo prazo, que reforça o nosso compromisso histórico com a valorização da diversidade com maior ênfase na inclusão de negros e negras e no combate à discriminação como forma de contribuir para o enfrentamento do racismo institucional no país. A partir dos oito compromissos anunciados publicamente, o Carrefour atuará firmemente para que o trágico episódio do Sr. João Alberto não seja esquecido e para que esta dura realidade seja transformada. O Brasil é um país onde 56% da população se autodeclara negra e é fundamental que estas pessoas ocupem seus espaços na sociedade e, de uma vez por todas, deixem de ser minorizadas.
Por isso, este plano é abrangente e compreende três esferas principais:
O Instituto Locomotiva, em parceria com o Grupo Carrefour Brasil, desenvolveu uma pesquisa sobre as principais facetas do racismo no Brasil. Confira na íntegra o relatório e os resultados apontados.
Conheça nosso Termo de Ajuste de Conduta, firmado em 2021 e com investimento de R$ 115 milhões pelo Grupo Carrefour Brasil.
Na noite do dia 19 de novembro de 2020, João Alberto Silveira Freitas foi morto nas dependências de nossa loja no Bairro Passo D’Areia, em Porto Alegre/RS, em ato que não representa nem condiz com os valores do Grupo Carrefour Brasil. Neste site, reforçamos as ações que estamos tomando diante desse fato e os compromissos assumidos com a sociedade e com o nosso corpo de mais de 100 mil colaboradores em todo o Brasil, com o objetivo de seguir evoluindo como empresa e contribuindo para o combate ao racismo estrutural no país.
Um Comitê Externo Independente foi formado em novembro de 2020, com um tempo de duração determinado, e com o objetivo de aconselhar o Grupo na implementação de políticas e práticas importantes na frente de combate ao racismo, sem funções de auditoria ou fiscalização. Esse objetivo foi cumprido com excelência pelos membros do Comitê, que tiveram papel fundamental no estabelecimento dos 8 compromissos que assumimos no nosso Plano de Ação para o combate ao racismo e à discriminação, bem como na concretização de iniciativas e práticas incorporadas em nossa empresa. Após o cumprimento desse objetivo, conforme previsto, este Comitê encerrou suas atividades em dezembro de 2021, e seus membros – a quem expressaremos sempre toda a nossa gratidão e reconhecimento – não têm mais participação em nenhum fórum ou rotina da companhia. Reforçamos, ainda, que estamos até hoje cumprindo rigorosamente as medidas definidas pelo Comitê.
Grupo Carrefour Brasil conclui todos os acordos com familiares de João Alberto Freitas e avança nos compromissos internos e com a sociedade.