Em 2021, o Grupo Carrefour Brasil atualizou e ampliou seu compromisso global visando a trilhar o caminho de uma economia de baixo carbono, com o intuito de diminuir as emissões de CO2.
Em 2021, o Grupo Carrefour Brasil atualizou e ampliou seu compromisso global visando a trilhar o caminho de uma economia de baixo carbono, com o intuito de diminuir as emissões de CO2 dos Escopos 1 (emissões diretas) e 2 (eletricidade adquirida ou consumida) em 50% até 2030 e em 70% até 2040, e as de Escopo 3 (emissões indiretas) em 29% até 2030, considerando o ano-base de 2019. Essas metas estão baseadas na ciência e alinhadas ao compromisso do Acordo de Paris.
Já em 2024 o Grupo assinou o termo de adesão aos movimentos Ambição Net Zero do Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU). O Movimento Ambição Net Zero é uma iniciativa de aceleração que visa desafiar e apoiar empresas integrantes para que estabeleçam metas de descarbonização robustas e com base na ciência, visando limitar o aumento da temperatura mundial em até 1,5º C.
Esse compromisso reforça a dedicação do Grupo Carrefour Brasil à sustentabilidade e ao combate às mudanças climáticas, estabelecendo um padrão para ações corporativas responsáveis. Alinhando-se aos mais rigorosos padrões internacionais, o Grupo reafirma seu papel como líder no setor varejista na transição para práticas mais sustentáveis.
As estratégias adotadas para atingir tais metas incluem melhorias na eficiência energética, investimentos em energias renováveis e colaboração estreita com parceiros e fornecedores para reduzir emissões ao longo da cadeia de valor. Essa abordagem holística não apenas beneficia o ambiente, mas também fortalece o compromisso do Grupo com um futuro sustentável, ecoando o seu papel de liderança no varejo global.
Gases Refrigerantes:
Os equipamentos de refrigeração são um ponto de atenção para as emissões de gases do efeito estufa (GEE) no setor varejista alimentar, por representarem cerca de 70% das emissões de GEE dos Escopos 1 e 2.
O consumo de gases refrigerantes costuma representar um desafio importante para a redução das emissões, devido ao alto custo da substituição dos equipamentos por modelos mais modernos e eficientes. Nos últimos anos a estratégia da Companhia se concentra em manutenções e no investimento na troca de equipamentos de refrigeração mais eficientes, com utilização de gases com menor GWP (potencial de aquecimento global).
Eficiência Energética
Até 2030, o Grupo tem o compromisso de ter 100% do consumo de energia originado por meio de fontes renováveis, contribuindo para o atingimento das metas de redução de emissões de GEE.
A estratégia de descarbonização do escopo 2 está focada ações de redução do consumo de energia utilizando:
Logística e Transporte
O Grupo Carrefour Brasil está comprometido em aprimorar continuamente a eficiência energética e reduzir o consumo de combustíveis não renováveis em suas operações logísticas e de transporte. Através de ajustes regulares nas rotinas de transporte, a Companhia visa maximizar a eficiência energética e minimizar o impacto ambiental. Complementando esses esforços, o Grupo tem investido ativamente em um programa de neutralização de carbono no Brasil, adquirindo 86 mil créditos de carbono desde 2020, incluindo 24 mil em 2023. Esses créditos são provenientes de projetos socioambientais, abrangendo desde a conservação até a restauração da biodiversidade, evidenciando o compromisso do Grupo com práticas sustentáveis e a preservação do meio ambiente.
Na busca por maior eficiência na cadeia de fornecimento, o Grupo Carrefour Brasil implementou revisões na malha logística e promoveu melhorias contínuas nos processos. Essas ações resultaram na redução da quilometragem total percorrida e na otimização do volume de carga por veículo, levando a uma diminuição significativa no número de viagens necessárias. Adicionalmente, a adoção de diferentes modais de transporte e a otimização de rotas contribuíram para uma redução aproximada de 15% no comprimento das rotas. Essas iniciativas não apenas aprimoram a eficiência operacional, mas também reduzem as emissões de gases de efeito estufa, reforçando o compromisso do Grupo Carrefour Brasil com a sustentabilidade e a responsabilidade ambiental.
Aterro Zero
O Grupo Carrefour Brasil reforça seu compromisso com a sustentabilidade ambiental através do objetivo audacioso de atingir “Aterro Zero” até 2025. Essa meta reflete a determinação da empresa em eliminar o descarte de resíduos em aterros sanitários, reduzindo significativamente a geração de resíduos e seu impacto no meio ambiente. Para alcançar essa ambição, o Grupo Carrefour Brasil adota uma abordagem estratégica focada na reutilização, no reaproveitamento e na reciclagem de materiais, assegurando que eles sejam reintegrados na cadeia de produção.
A estratégia envolve um meticuloso protocolo de ações, desenvolvido com base na natureza e nos componentes de cada tipo de material, bem como na análise da cadeia de impacto ambiental associada. Este protocolo é aplicado para garantir que todos os materiais descartados pelo Grupo Carrefour Brasil recebam a melhor destinação possível. Seja por meio da reciclagem ou outras formas de reaproveitamento, a iniciativa “Aterro Zero” visa a transformação dos resíduos em recursos, promovendo uma economia circular efetiva e sustentável.
Ao focar na minimização da geração de resíduos e na otimização da reciclagem e do reaproveitamento, o Grupo Carrefour Brasil não apenas demonstra seu compromisso com a proteção ambiental, mas também lidera pelo exemplo, incentivando outras empresas a adotar práticas sustentáveis similares. Este esforço coletivo é essencial para reduzir o impacto ambiental do setor varejista e contribuir para um futuro mais sustentável e responsável.
Combate ao Desperdício Alimentar
Complementando a sua meta de “Aterro Zero”, o Grupo Carrefour Brasil implementa várias ações significativas para combater o desperdício alimentar em suas operações. Essas iniciativas evidenciam o compromisso da Companhia com a responsabilidade ambiental e social, alinhando-se à sua visão de sustentabilidade e cuidado com a comunidade. As estratégias adotadas pelo Grupo incluem:
A adoção de práticas de economia circular é uma pedra angular na estratégia de sustentabilidade do Grupo Carrefour Brasil, aplicada tanto na política de embalagens das marcas próprias quanto na gestão de resíduos de suas operações, incluindo lojas e centros de distribuição. O foco está na redução do desperdício alimentar e no desenvolvimento de programas de logística reversa que engajam os clientes na sustentabilidade.
Em 2024 o Grupo aderiu ao Movimento Conexão Circular, do Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU), que pretende assegurar padrões de produção e de consumo sustentáveis, que busquem o uso eficiente de recursos naturais, reduzam o desperdício e minimizem o descarte de resíduos para o meio ambiente, contribuindo para a redução efetiva de todas as formas de poluição.
O Grupo Carrefour Brasil está comprometido em transformar suas embalagens de marca própria, com o objetivo de que, até 2025, todas sejam feitas de materiais recicláveis, reutilizáveis ou compostáveis. Além disso, a Companhia se compromete a utilizar 30% de plástico reciclado em suas embalagens, a reduzir o uso de embalagens em 20 mil toneladas e a garantir que todas as embalagens de papel e papelão estejam alinhadas com a política florestal da empresa. Essas metas ambiciosas refletem o compromisso do Grupo com a mitigação dos impactos ambientais e com a promoção de uma economia circular no Brasil.
O Grupo Carrefour Brasil é o único varejista participante da governança da Rede pela Circularidade do Plástico, uma iniciativa que une diversos atores da cadeia de embalagens plásticas, incluindo indústrias de alimentos e de embalagens. Essa participação sublinha o esforço do Grupo em repensar o uso do plástico, assegurando sua circularidade e maximizando o tempo de reuso, em consonância com os princípios de uma economia circular.
O Grupo Carrefour Brasil implementa programas de logística reversa visando incentivar os clientes a descartar corretamente seus resíduos. Espaços dedicados nas lojas recebem embalagens em geral, pilhas, baterias, lâmpadas, cartuchos de impressora, eletroeletrônicos e óleo de cozinha. Parte desses programas são conduzidos em colaboração com parceiros, que possibilitam ao Grupo recompensar os clientes por suas ações responsáveis.
Programa mantido desde 2017 pelo Grupo para a venda em lojas, a preços cerca de 20% menores, de produtos in natura que estejam visualmente fora dos padrões estabelecidos para as gôndolas, mas próprios para o consumo.