O Grupo Carrefour Brasil compromete-se a combater a fome e as desigualdades sociais com ações sustentáveis, abordando emergências e promovendo transformação social a longo prazo.
O Grupo Carrefour Brasil utiliza seu vasto ecossistema para impulsionar o engajamento e a mobilização no combate à fome e às desigualdades sociais. A estratégia de doação de alimentos inclui contribuições das lojas como parte da luta contra o desperdício alimentar, além de incentivar a participação de clientes e realizar doações diretas em parceria com organizações locais e nacionais. É estabelecido parcerias e apoios a iniciativas focadas na eliminação da fome, promovendo a colaboração em ações, programas, produção de conteúdo e advocacia em áreas-chave para reduzir a insegurança alimentar no Brasil.
Em sua estratégia de combate à fome, o Grupo Carrefour Brasil reforça a importância de engajar seus clientes e colaboradores, em mobilizações na sua rede de lojas espalhadas por todo o território nacional. Mensalmente, circulam cerca de 60 milhões de clientes pelas lojas, e, por meio dessas iniciativas, o Grupo reforça seu grande poder de mobilização para as transformações sociais necessárias.
O Grupo aderiu ao movimento Pacto Contra a Fome, liderado por Geyze Diniz, que busca a erradicação da fome, a promoção da segurança alimentar e a redução do desperdício alimentar. Com o compromisso e com a visão de um Brasil sem fome até 2030 e uma população bem alimentada até 2040, com ênfase na prevenção do desperdício alimentar, destacando: Desenvolvimento de lojas com o conceito de Desperdício e Fome Zero, localizadas no Ceará e em São Paulo. Iniciativas educativas para conscientizar sobre o combate ao desperdício alimentar, enfatizando o uso eficiente dos alimentos.
Parceria com a maior entidade sem fins lucrativos que atua no combate à fome e à insegurança alimentar por meio de uma extensa rede de mobilização formada por comitês sociais com capilaridade nacional. Com o Grupo Carrefour Brasil, a entidade presta suporte na coleta e destinação de alimentos em situações de emergências humanitárias, além de ter projetos de distribuição de alimentos em cozinhas comunitárias.
Desde 2013, o Grupo colabora com a Amigos do Bem, uma entidade que beneficia 150 mil pessoas no sertão de Alagoas, Pernambuco e Ceará. Ao longo desta parceria, mais de 3 mil toneladas de alimentos foram arrecadadas por meio de doações diretas e campanhas que incentivam a contribuição dos clientes. Além das doações, o Grupo apoia projetos de geração de renda da entidade, como a produção artesanal de castanhas, que são comercializadas nas lojas da companhia, contribuindo para o desenvolvimento econômico das comunidades atendidas.
O crescimento dos públicos em situação de vulnerabilidade nas grandes concentrações urbanas impactou o ecossistema de entorno das lojas do Grupo e motivou a criação de um Programa de gestão social, incluindo atendimentos sociais. Como parte da estratégia de atuação foi desenvolvido projeto que consiste na na alocação de Assistentes Sociais nas unidades do Grupo Carrefour Brasil onde há maior maior incidência de públicos em situação de vulnerabilidade social. Os assistentes sociais atuam na realização de um mapeamento local, atendimentos, abordagens e encaminhamentos aos equipamentos sociais governamentais, ONGs e instituições parceiras.
O Grupo Carrefour Brasil dedica-se a impulsionar a geração de emprego e renda como pilares fundamentais no combate à fome e às desigualdades sociais. Com objetivo de oferecer capacitação profissional e incentivar o empreendedorismo para reduzir desigualdades de forma consistente e sustentável, contribuindo para a transformação da realidade de insegurança alimentar no país.
O compromisso do Grupo Carrefour Brasil com a promoção de uma alimentação saudável e acessível se manifesta no apoio a projetos de Educação Alimentar e Qualidade Nutricional. Mostrando a importância de educar a população sobre os alimentos, incentivando escolhas mais saudáveis, prevenindo o desperdício e promovendo o aproveitamento integral dos alimentos para um impacto positivo na saúde pública.
Oferecer uma alimentação acessível e de qualidade a todos os brasileiros e brasileiras, e contribuindo assim com uma sociedade mais inclusiva e sustentável. Com base em três pilares:
Promovendo o impulsionamento da geração de emprego e renda com capacitação profissional para redução das desigualdades sociais, da educação alimentar e a qualidade nutricional, o combate ao desperdício e a doação de alimentos.
A diversidade não acontece sem inclusão e por este motivo a inclusão vem primeiro. O Grupo acredita que a mudança vem de dentro para fora. Com foco no combate ao racismo e promoção da equidade de gênero e a inclusão de pessoas com deficiência.
Monitorar todo o processo de produção dos fornecedores, o tratamento de resíduos e embalagens e os impactos das mudanças climáticas. Promovendo práticas sustentáveis e a sociobiodiversidade.