logo

Combate à Fome e às Desigualdades

O Grupo Carrefour Brasil compromete-se a combater a fome e as desigualdades sociais com ações sustentáveis, abordando emergências e promovendo transformação social a longo prazo.

  • Home
  • Combate à fome e às desigualdades
Imagem Sustentabilidade

Doações e combate ao desperdício

O Grupo Carrefour Brasil utiliza seu vasto ecossistema para impulsionar o engajamento e a mobilização no combate à fome e às desigualdades sociais. A estratégia de doação de alimentos inclui contribuições das lojas como parte da luta contra o desperdício alimentar, além de incentivar a participação de clientes e realizar doações diretas em parceria com organizações locais e nacionais. É estabelecido parcerias e apoios a iniciativas focadas na eliminação da fome, promovendo a colaboração em ações, programas, produção de conteúdo e advocacia em áreas-chave para reduzir a insegurança alimentar no Brasil.

Imagem nossa história
Doações de Alimentos

Doações de Alimentos

Desde 2013, o Grupo tem colaborado com a Instituição Amigos do Bem, que beneficia 150 mil pessoas nos sertões de Alagoas, Pernambuco e Ceará. Durante esta parceria, mais de 3 mil toneladas de alimentos foram arrecadadas através de doações diretas e campanhas que incentivam a contribuição dos clientes. Além das doações, o Grupo apoia o projeto de geração de renda dos Amigos do Bem, incluindo a produção artesanal de castanhas que são comercializadas nas lojas da companhia. Esse apoio gera trabalho e renda, contribuindo para o desenvolvimento local das comunidades atendidas.

Campanhas Solidárias

Campanhas Solidárias

Engajar clientes e colaboradores, em mobilizações na rede de lojas para arrecadação e doação de alimentos. Com campanhas próprias, como a do Dia Mundial da Alimentação, e apoios a iniciativas de emergência e parceiros como a organização Amigos do Bem e a Ação da Cidadania, ONGs com ampla distribuição alimentar pelo país.

Engajamento

Em sua estratégia de combate à fome, o Grupo Carrefour Brasil reforça a importância de engajar seus clientes e colaboradores, em mobilizações na sua rede de lojas espalhadas por todo o território nacional. Mensalmente, circulam cerca de 60 milhões de clientes pelas lojas, e, por meio dessas iniciativas, o Grupo reforça seu grande poder de mobilização para as transformações sociais necessárias.

Pacto contra a fome

Pacto contra a fome

O Grupo aderiu ao movimento Pacto Contra a Fome, liderado por Geyze Diniz, que busca a erradicação da fome, a promoção da segurança alimentar e a redução do desperdício alimentar. Com o compromisso e com a visão de um Brasil sem fome até 2030 e uma população bem alimentada até 2040, com ênfase na prevenção do desperdício alimentar, destacando: Desenvolvimento de lojas com o conceito de Desperdício e Fome Zero, localizadas no Ceará e em São Paulo. Iniciativas educativas para conscientizar sobre o combate ao desperdício alimentar, enfatizando o uso eficiente dos alimentos.

Ação da cidadania

Ação da cidadania

Parceria com a maior entidade sem fins lucrativos que atua no combate à fome e à insegurança alimentar por meio de uma extensa rede de mobilização formada por comitês sociais com capilaridade nacional. Com o Grupo Carrefour Brasil, a entidade presta suporte na coleta e destinação de alimentos em situações de emergências humanitárias, além de ter projetos de distribuição de alimentos em cozinhas comunitárias.

Amigos do Bem

Amigos do Bem

Desde 2013, o Grupo colabora com a Amigos do Bem, uma entidade que beneficia 150 mil pessoas no sertão de Alagoas, Pernambuco e Ceará. Ao longo desta parceria, mais de 3 mil toneladas de alimentos foram arrecadadas por meio de doações diretas e campanhas que incentivam a contribuição dos clientes. Além das doações, o Grupo apoia projetos de geração de renda da entidade, como a produção artesanal de castanhas, que são comercializadas nas lojas da companhia, contribuindo para o desenvolvimento econômico das comunidades atendidas.

Assistentes Sociais em loja

Assistentes Sociais em loja

O crescimento dos públicos em situação de vulnerabilidade nas grandes concentrações urbanas impactou o ecossistema de entorno das lojas do Grupo e motivou a criação de um Programa de gestão social, incluindo atendimentos sociais. Como parte da estratégia de atuação foi desenvolvido projeto que consiste na na alocação de Assistentes Sociais nas unidades do Grupo Carrefour Brasil onde há maior maior incidência de públicos em situação de vulnerabilidade social. Os assistentes sociais atuam na realização de um mapeamento local, atendimentos, abordagens e encaminhamentos aos equipamentos sociais governamentais, ONGs e instituições parceiras.

Geração de emprego e renda

O Grupo Carrefour Brasil dedica-se a impulsionar a geração de emprego e renda como pilares fundamentais no combate à fome e às desigualdades sociais. Com objetivo de oferecer capacitação profissional e incentivar o empreendedorismo para reduzir desigualdades de forma consistente e sustentável, contribuindo para a transformação da realidade de insegurança alimentar no país.

Escola Social do Varejo

Escola Social do Varejo

Programa mantido pelo Grupo Carrefour Brasil e executado em parceria com o Instituto Aliança com o Adolescente, que visa a capacitação profissional de jovens entre 17 e 24 anos que possuam renda mensal de até 03 salários-mínimos, com foco no setor varejista. A formação de 300 horas aborda competências socioemocionais, ferramentas digitais e conhecimentos gerais sobre o mercado de trabalho varejista, e conta com atividades que envolvem funcionários do Grupo, como visitas em loja e aulas com técnicos de diversas áreas. São ofertadas duas turmas híbridas por ano que beneficiam 300 jovens cada, nos Estados da Bahia, Pernambuco, Rio de Janeiro e São Paulo.

Gastronomia Periférica

Gastronomia Periférica

Projeto liderado pelo chef Edson Leite, que promove transformação social e geração de emprego e renda através de capacitação em gastronomia. A formação gratuita e 100% online é voltada para pessoas em comunidades vulneráveis, especialmente mulheres e negras. ​O curso aborda gestão financeira, habilidades socioemocionais e técnicas culinárias, com foco no uso integral dos alimentos e combate ao desperdício. Os alunos recebem auxílio-internet, ajuda de custo e mentoria ao longo do curso, além de alavancar sua inserção profissional. Ao todo 1.831 pessoas foram impactadas desde 2020.​

Fábrica Cultural

Fábrica Cultural

Fundada por Margareth Menezes, a organização social Fábrica Cultural fomenta o empreendedorismo negro na Bahia, por meio do projeto Acelera Iaô, apoiado pelo Grupo desde 2021. A iniciativa oferece qualificação e aceleração para micro e nanonegócios criativos, com foco na inclusão social e econômica, especialmente de mulheres.​ Os empreendedores, que atuam nas áreas de música, gastronomia, artesanato, moda, participam de oficinas, mentorias, capacitações e eventos para apresentar suas produções, impactando diretamente famílias em situação de vulnerabilidade. Ao todo, 4.800 negócios foram desenvolvidos, 1.000 afroempreendimentos qualificados, 140 negócios acelerados e 30 negócios receberam investimento semente.

Instituto PROA

Instituto PROA

O Instituto PROA é uma ONG sem fins lucrativos que forma jovens de baixa renda para o mercado de trabalho. O projeto patrocinado pelo Grupo é o “PROPROFISSÃO”, um curso voltado para linguagem de Programação JAVA e competências socioemocionais, certificados em nome do PROA e Senac, que beneficia 53 alunos negros. São 440h de aulas, durante 06 meses de curso, as aulas são presenciais nas instalações do Senac Lapa Tito (SP) e Senac Recife (PE). Cada turma é composta por 30 (trinta) alunos e além da parte técnica, são ministradas aulas sobre desenvolvimento sociocomportamental, simulações de entrevistas de emprego, visitas à empresa de tecnologia junto à atividades culturais.

Vale do Dendê

Vale do Dendê

O projeto tem como objetivo impulsionar o crescimento de até 20 aspirantes a Chef pretos e pardos, de base periférica de Salvador. O projeto terá 3 frentes: 1. Programa de Aceleração de Chefes de Cozinha: Aceleração de até 20 aspirantes a Chefs e investimento de capital semente. 2. Coworking Social – Pelourinho e Lapa: Criação de espaço Coworking na Pelourinho e Lapa, visando atender a demanda de empresas que buscam por um espaço onde possam trabalhar e desfrutar da cultura local. 3. Feira de empreendedores: Realização de Feira Empreendedora onde os empreendedores, além de terem a possibilidade de divulgar e vender seus produtos/serviços, também possam participar de mentorias gratuitas que ocorrerão durante o evento.

Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome

Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome

Parceria estabelecida em março de 2023 entre o Ministério e o Grupo Carrefour Brasil para a contratação de beneficiários e beneficiárias do CadÚnico e do Bolsa Família. A parceria pretende gerar emprego e renda para pessoas cadastradas nestes programas sociais, e o Grupo tem como meta contratar 10 mil pessoas até dez/2025. No país, foram 21 mil contratados, três vezes acima do estipulado

Educação alimentar e qualidade nutricional

O compromisso do Grupo Carrefour Brasil com a promoção de uma alimentação saudável e acessível se manifesta no apoio a projetos de Educação Alimentar e Qualidade Nutricional. Mostrando a importância de educar a população sobre os alimentos, incentivando escolhas mais saudáveis, prevenindo o desperdício e promovendo o aproveitamento integral dos alimentos para um impacto positivo na saúde pública.

Imagem nossa história
Instituto Comida & Cultura

Instituto Comida & Cultura

O projeto Cozinhas e Infâncias, liderado pelo Instituto Comida e Cultura em parceria com a Prefeitura de São Paulo, com a Faculdade de Nutrição da USP, e apoiado pelo Grupo Carrefour Brasil, é um exemplo do compromisso do Grupo Carrefour Brasil com a promoção da Educação Alimentar e importância da qualidade nutricional. Focado na capacitação de educadores e cozinheiras escolares em escolas públicas de educação infantil, o projeto integra a Educação Alimentar no currículo escolar de maneira transversal e lúdica. Explora temas críticos como a sazonalidade e regionalidade dos alimentos, agricultura familiar, prevenção de doenças crônicas como a obesidade e o incentivo ao consumo de orgânicos. Abrangendo a rede de ensino infantil municipal de São Paulo, o projeto hoje atende mais de 590 escolas impactando 120 mil alunos, demonstrando o potencial transformador da educação alimentar nas práticas pedagógicas e no bem-estar das crianças.

Pilares

Oferecer uma alimentação acessível e de qualidade a todos os brasileiros e brasileiras, e contribuindo assim com uma sociedade mais inclusiva e sustentável. Com base em três pilares:

Pilar 1
Pilar 2
Pilar 2
Pilar 2

Combate à Fome e às Desigualdades

Promovendo o impulsionamento da geração de emprego e renda com capacitação profissional para redução das desigualdades sociais, da educação alimentar e a qualidade nutricional, o combate ao desperdício e a doação de alimentos.

Pilar 2

Inclusão e Diversidade

A diversidade não acontece sem inclusão e por este motivo a inclusão vem primeiro. O Grupo acredita que a mudança vem de dentro para fora. Com foco no combate ao racismo e promoção da equidade de gênero e a inclusão de pessoas com deficiência.

Pilar 2

Proteção do Planeta e Biodiversidade

Monitorar todo o processo de produção dos fornecedores, o tratamento de resíduos e embalagens e os impactos das mudanças climáticas. Promovendo práticas sustentáveis e a sociobiodiversidade.