logo

Governança e Transparência

A governança e a transparência são transversais da estratégia e são fundamentais para que o Grupo Carrefour Brasil e todos stakeholders possam acompanhar os avanços da agenda de sustentabilidade.

  • Home
  • Governança e Transparência
Imagem Sustentabilidade

Compromissos

Desde 2018, com o objetivo de monitorar o cumprimento dos compromissos assumidos, o Carrefour globalmente estabeleceu o índice CSR e de Transição Alimentar. O índice é composto por pilares onde são estabelecidas metas anuais e de longo prazo, acompanhadas periodicamente pela alta administração da Companhia. O resultado do índice compõe parte da remuneração variável de curto e longo prazo dos executivos do Grupo.

Políticas e diretrizes

Os princípios e ações são guiados através de políticas, códigos e procedimentos. Acesse abaixo as políticas e saiba mais:

Caso identifique práticas contrárias ao disposto nas políticas e códigos, acesse o canal Conexão de Ética.

Acesse os arquivos de Sustentabilidade aqui

A governança e a transparência são princípios que sustentam a estratégia e os compromissos assumidos pelo Grupo Carrefour Brasil. Conheça mais detalhes nos arquivos publicados abaixo.

Relatório Anual de Sustentabilidade de 2023 Port

Relatório Anual de Sustentabilidade de 2023 Port

Combate ao desmatamento: Posicionamento do Grupo Carrefour Brasil (dez/2023)

Combate ao desmatamento: Posicionamento do Grupo Carrefour Brasil (dez/2023)

Relatório Anual de Sustentabilidade de 2022 Port

Relatório Anual de Sustentabilidade de 2022 Port

Relatório Anual de Sustentabilidade de 2022 Eng

Relatório Anual de Sustentabilidade de 2022 Eng

Vídeo - Relatório Anual de Sustentabilidade 2022

Vídeo - Relatório Anual de Sustentabilidade 2022

Gibi - Relatório Anual de Sustentabilidade 2021

Gibi - Relatório Anual de Sustentabilidade 2021

Relatório Anual de Sustentabilidade de 2021 Port

Relatório Anual de Sustentabilidade de 2021 Port

Relatório Anual de Sustentabilidade de 2021 Eng

Relatório Anual de Sustentabilidade de 2021 Eng

Relatório Anual de Sustentabilidade de 2020 Port

Relatório Anual de Sustentabilidade de 2020 Port

Relatório Anual de Sustentabilidade de 2020 Eng

Relatório Anual de Sustentabilidade de 2020 Eng

Gibi - Relatório Anual de Sustentabilidade 2020

Gibi - Relatório Anual de Sustentabilidade 2020

Relatório Anual de Sustentabilidade de 2019

Relatório Anual de Sustentabilidade de 2019

Gibi - Relatório Anual de Sustentabilidade 2019

Gibi - Relatório Anual de Sustentabilidade 2019

Vídeo RAS 2023

Materialidade

O Grupo Carrefour Brasil, consciente de seu papel de liderança no varejo, revisita bianualmente seus temas materiais, adotando em 2023 uma abordagem de dupla materialidade. Esse método não apenas destaca os impactos do negócio no meio ambiente e na sociedade, denominado materialidade de impacto, mas também enfatiza como questões socioambientais influenciam o desempenho financeiro da empresa, a chamada materialidade financeira. Essa estratégia dupla evidencia o compromisso do Grupo em equilibrar responsabilidade corporativa com sustentabilidade financeira, promovendo uma análise holística de seu impacto e vulnerabilidades.

O relatório anual de sustentabilidade do Grupo Carrefour Brasil detalha esse processo de materialidade, servindo como recurso crucial para stakeholders que desejam entender melhor como a empresa prioriza e aborda as questões socioambientais críticas.

Esta abordagem reflete um movimento mais amplo no setor de varejo, onde a transparência, a gestão de riscos socioambientais e a busca por oportunidades sustentáveis tornam-se diferenciais estratégicos importantes. Desta forma, o Grupo Carrefour Brasil reforça sua posição como uma empresa pioneira na integração de práticas sustentáveis em sua estratégia corporativa, demonstrando seu compromisso contínuo com o desenvolvimento sustentável.

Temas materiais 2023
Temas materiais 2022
Diversidade, inclusão e promoção dos diretos humanosDiversidade e combate ao racismo estrutural
Rastreabilidade e impacto socioambiental da cadeiaGestão de fornecedores
Atração, desenvolvimento e qualidade de vidaPráticas trabalhistas e saúde e segurança dos trabalhadores
Ética, integridade e complianceÉtica e governança
Combate à fome e às desigualdadesDesenvolvimento socioeconômico
Economia circular e combate ao desperdício alimentarEconomia circular
Inovação e privacidade de dadosInovação, digitalização e segurança de dados
Respeito e relacionamento de excelência com clientesSaúde e segurança dos clientes
Qualidade, segurança e saudablidade
Mudanças climáticasMudanças climáticas e ecoeficiência

A alta administração é responsável por supervisionar e validar a lista final dos temas materias, direcionando a estratégia da companhia para o atendimento das espectativas dos stakeholdes.

Reconhecimento e índices ESG

GEEIS

GEEIS

Gender Equality European & International Standard: O Carrefour Brasil é certificado, desde 2019, nos selos de Equidade de Gênero e Diversidade. O certificado é destinado a todas as empresas europeias e internacionais que desejam participar na construção de uma sociedade mais equitativa baseada na igualdade de gênero e diversidade.

ISEB3

ISEB3

Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISEB3): O Grupo Carrefour Brasil responde ao principal índice de sustentabilidade nacional que destaca as empresas que promovem boas práticas ambientais, sociais e de governança corporativa. No último ano, o Grupo atingiu a performance de 78 pontos, compondo o portfólio de empresas do índice.

CDP

CDP

Carbon Disclosure Program, CDP, é uma organização internacional sem fins lucrativos que mobiliza investidores, companhias e governos com o intuito de construir e acelerar ações colaborativas para um desenvolvimento sustentável na agenda de mudanças climáticas e combate ao desmatamento. No ciclo de avaliação de 2023, o Grupo Carrefour Brasil atingiu a nota B na categoria de Mudanças Climáticas e nota B na categoria Florestas nas commodities de carne bovina e óleo de palma.

Relatório de igualdade salarial

O Grupo Carrefour Brasil divulga o relatório de igualdade salarial, elaborado pelo Ministério do Trabalho e Emprego, com base nos dados e informações prestadas ao e-Social em 2022.

Em atendimento às normas publicadas, os relatórios são divididos por filiais com 100 ou mais empregados (as).

Os dados estatísticos dos relatórios estão anonimizados conforme a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais - LGPD 13 709/2018 e refletem a metodologia adotada pelo Ministério do Trabalho e Emprego de acordo com os Grandes Grupos da CBO (Classificação Brasileira de Ocupações), ou seja, reúne diferentes tipos de trabalho (cargos/departamentos) e não considera o plano de cargos e salários existente na empresa.

O Grupo Carrefour Brasil tem como um de seus pilares o compromisso com a inclusão e diversidade, sendo a busca pela equidade de gênero e raça um dos pontos centrais desse compromisso.

Clique aqui e veja o relatório completo de 2022.

Clique aqui e veja o relatório completo de 2023.

Uso de Recursos e Programas de Lei de Incentivo

Saiba mais do ciclo e processos de incentivos fiscais aqui.